A história de uma cidade sempre está ligada a um rio. A história de Paranaguá não é diferente. Quando os colonizadores portugueses e espanhóis chegaram ao Continente, desembarcaram defronte a um local denominado pelos índios Carijós de "Camboa", -lugar de água boa. Dali a civilização cresceu.
E hoje, considerada berço da civilização paranaense e patrimônio cultural do Brasil, Paranaguá comemora 362 anos de existência. A festa é de todos nós, homenagem também a nossos antepassados pioneiros, que fizeram desta cidade porta para o desbravamento do planalto paranaense e do sul brasileiro.
Só que vive aqui entende o amor por essa terra abençoada de uma natureza exuberante, um povo apaixonado por sua cultura caiçara e a gastronomia que atrai inúmeros turistas levando os principais restaurantes da cidade a servir a típica culinária local como o barreado e os pratos elaborados com frutos do mar.
Garimpar as melhores coisas da cidade é um exercício fascinante - e também uma maneira de não cometer injustiças. A intenção é marcar a passagem do 362º aniversário de Paranaguá com muita alegria revelando as fórmulas capazes de transformar simples prazeres em programas inesquecíveis. Ao participar das comemorações e da vida política da cidade a população pode opinar, sendo capaz até mesmo de traçar um belo roteiro com detalhes que contribuem para tornar Paranaguá uma cidade cada vez mais fascinante.
A imagem emblema de Paranaguá é a de uma cidade histórica, considerada mãe do Paraná cm uma rotina simples e até pacata, onde os parnanguara têm certeza de que a vida aqui passa mais devagar e o povo é daquele tipo que ainda dá bom-dia para o seu vizinho, e acolhe muito bem aqueles que aqui chegam.
Sendo assim, desejo a você que esta contribuindo para escrever a história de nossa cidade, tenha muitos motivos para comemorar ou que ao menos exista uma grande ideia para transformar a realidade local.
Lembre-se: "preservar a cultura de nossa cidade é essêncial!"
0 comentários:
Postar um comentário