Durante o evento o presidente da Fundação apresentou gráficos que mostraram a relação dos produtos consumidos na festa desde 2006 até o ano atual. Somente no último ano houve um aumento de 25 % do consumo. Neste ano foram comercializadas, na festa, 25 toneladas de tainha e 5 mil kg de outros frutos do mar. Além do consumo na festa cerca de 15 mil kg de tainhas in natura foram vendidas no Mercado Municipal.
Em relação ao público o aumento foi de 50%. Passaram por Paranaguá, nos 16 dias de festa aproximadamente 150 mil pessoas, que puderam se acomodar em uma área coberta de 7.335 metros quadrados e mais de três mil lugares sentados. Também devido à mídia realizada foi possível observar pessoas de diversas cidades do estado durante os finais de semana.
Luiz Fernando lembrou que para um evento como esse é vital fazer uma campanha de marketing externo. “Temos uma cidade turística queremos que as pessoas venham até aqui e isso se torne um hábito.”, disse Luiz.
O presidente da Colônia de Pescadores, Edmir Manoel Ferreira disse que é um orgulho que a Festa da Tainha tenha ganho essas proporções. “Começamos esta festa com uma lona de plástico e hoje ela é um sucesso graças ao apoio da Fumtur e ao investimento da Prefeitura em uma festa nossa”, disse Edmir.
O engenheiro da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, Luiz Augusto Sisnero falou que os pescadores estão satisfeitos, principalmente porque com o apoio da Fundação e do prefeito foi possível administrar o valor do peixe que se manteve o mesmo do inicio ao fim da festa.
“A festa da Tainha extrapolou o tamanho e a dimensão que imaginávamos.”, essas foram às primeiras palavras do prefeito Baka durante o café, e disse ter ficado surpreso com a extensão que a festa ganhou. O prefeito lembrou que durante os dias de festa chegou a fazer um apelo aos comerciantes para que abrissem suas lojas aos finais de semana. “Esta festa reacendeu o sentido de termos Paranaguá como cidade pólo do turismo. Precisamos investir em um calendário de festas, trazer turistas para realizar geração de renda local.” , disse o prefeito.
Foram injetados na economia local cerca de R$ 5 milhões de reais. E os investimentos feitos na festa, que somam mais de 280 mil reais, foram todos do município.
O Presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Paranaguá, Yahia Hamud também esteve presente no café da manhã e parabenizou a todos os envolvidos pela festa. “Reconhecemos o sucesso da festa e a profissionalização que a atividade ganhou neste ano. Vamos aproveitar para melhorar isso no sentido de podermos trabalhar melhor.”, disse Yahia.
0 comentários:
Postar um comentário