Durante a apresentação o coordenador do Instituto do Patrimônio Artístico Histórico e Nacional – Iphan do Paraná, José La Pastina mostrou locais e mapas técnicos, desde o século XVIII justificando a exploração do território devido à mineração do ouro. O coordenador do Iphan também mostrou aos presentes o projeto que foi apresentado para a conquista do reconhecimento da cidade como patrimônio tombado.
A coordenadora do Patrimônio Cultural da Secretaria do Estado do Paraná, e arquiteta Rosina Coeli Parchen, encerrou a palestra mostrando a arquitetura antiga da cidade e falando da importância do tombamento para a preservação histórica da cidade. “Com o tombamento histórico da cidade além de resgatar é possível manter viva a história da cidade”, disse Rosina.
Depois da palestra ouve um bate papo e as pessoas que estiveram presentes puderam fazer perguntas para os palestrantes e para o prefeito Baka, que destacou pontos importantes para que o Centro Histórico se tornasse patrimônio tombado como a aquisição de recursos do Ministério da Cultura para recuperação do casario. “Conseguir este recurso com o Ministério da Cultura foi fundamental para que hoje Paranaguá seja considerada um dos monumentos da nação brasileira.”, declarou o prefeito.

Para finalizar o evento o prefeito Baka e o presidente da Fundação, Alceu Chaves, entregou uma placa da Fundação de Cultura para os dois palestrantes pelo reconhecimento dos trabalhos prestados em prol dos restauro do patrimônio histórico da cidade.
0 comentários:
Postar um comentário